Castração

Como faço para CASTRAR meu animal?

Para castrar um cachorro ou gato é necessário realizar seu cadastro e do(s) seu(s) animal(is), clicando aqui.

Após o cadastro é necessário aguardar o contato do Departamento de Bem-Estar Animal para o agendamento da castração. Por isso, mantenha seus dados (endereço, telefone e e-mail) sempre atualizados para que possamos entrar em contato para o agendamento da cirurgia.

Você também poderá incluir ou retirar um animal do cadastro, a qualquer momento.

Mas atenção, o tempo de espera vai depender do número total de animais cadastrados em Jundiaí, dos critérios epidemiológicos adotados pelo DEBEA e da oferta de vagas para cirurgia.

A idade máxima de um animal para castração nos mutirões do DEBEA é de 8 anos. 

Lista de animais aguardando a castração

Em cumprimento à lei nº 9.196 de maio de 2019, e Decreto 29.134 de 20 de julho de 2020, a Prefeitura de Jundiaí publica a lista de pessoas que estão aguardando a castração de seus animais.

A lista foi extraída no dia 01 de dezembro de 2023, às 10h30. Quem se cadastrou depois desta data e horário não está contemplado na lista divulgada, mas está com o cadastro no sistema.

Alertamos que os tutores dos animais mantenham o cadastro atualizado para facilitar o contato telefônico e não registrem o mesmo animal mais de uma vezes.

Como fazer para castrar gatos de vida livre?

O DEBEA realiza controle populacional de gatos de vida livre por meio do método C.E.D. (Captura, Esterilização e Devolução) em parceria com a população. As armadilhas são emprestadas pelo Departamento e a captura e transporte são feitas pelo munícipe, já que o DEBEA não possui equipe para tal. 

As solicitações devem ser feitas ao 156 por meio de ligações telefônicas, no site ou no APP da Prefeitura, na opção colônia de gatos. Após a solicitação, o DEBEA agendará uma vistoria no local para traçar as estratégias de captura dos animais pelo munícipe que deverá levá-los ao DEBEA, onde serão castrados, microchipados em nome da Colônia, vacinados contra a raiva e terão a ponta da orelha esquerda marcada para identificação visual dos animais já castrados, permitindo o monitoramento da Colônia.

Quem quiser castrar gatos de vida livre deve obedecer a lei municipal nº 9.917 de 5 de abril de 2023 e o decreto nº 32.804 de 03 de maio de 2023.