Atendimento Clínico Veterinário

Quem tem direito ao atendimento clínico veterinário? 

O DEBEA oferece atendimento clínico veterinário gratuito para a população de baixa renda que possui o Cadastro Único (CADÚNICO) e que sejam beneficiários do Programas BPC Idoso, BPC PCD ou Bolsa Família, conforme o Decreto Municipal 33.287 de 18 de setembro de 2023. 

Os documentos exigidos são:

Você pode realizar o cadastro no DEBEA no momento em que levar seu animal para consulta. 

Quais os horários de atendimento clínico veterinário? 

O serviço é oferecido de segunda à sexta-feira, exceto feriados, de 9h às 12h, com distribuição de senha entre 8h e 10h da manhã, para atendimento de até 8 animais/dia. 

O endereço é Rua Abraão Farrão, 08 – Chácara São Francisco. Você pode traçar rotas a partir do seu endereço em sites como Google Maps. 

Que tipo de exames o DEBEA realiza? 

Os exames solicitados no atendimento veterinário do DEBEA são exclusivamente para diagnóstico e é imprescindível que o animal passe pelo atendimento clínico no Departamento. Isso significa que não são realizados exames pré-cirúrgicos ou de checkup, e também não são realizados exames solicitados por outros veterinários. 

O DEBEA faz cirurgias? 

A única cirurgia feita no DEBEA é de castração.

O DEBEA fornece medicamentos? 

O DEBEA não fornece medicamentos.

O que acontece com quem leva o animal de outra pessoa para o atendimento veterinário no DEBEA? 

Se for descoberta a fraude, a pessoa pode ter seu cadastro suspenso no DEBEA.

Além disso, todo animal atendido no DEBEA é identificado e microchipado em nome da pessoa que o leva para consulta. Caso ele seja de outra pessoa e, em algum momento de sua vida, sofra maus-tratos ou abandono, quem será responsabilizado pelo crime será a pessoa cujo nome está associado ao microchip. 

O DEBEA faz atendimento domiciliar ou busca o animal para ser atendido no Departamento?

O DEBEA não faz atendimento domiciliar nem tem serviço de “taxi dog”. Além disso, apenas os tutores do animal, cadastrados no atendimento clínico do DEBEA, têm autorização para levá-lo ao Departamento.

O DEBEA faz atendimento de emergência?

Em caso de emergência o animal deve ser levado ao veterinário  mais próximo, isso pode fazer muita diferença na hora de salvar a vida do animal. 

No entanto, caso um animal chegue ao DEBEA com risco de morte ele será atendido com o objetivo de estabilizar seu quadro de saúde para que possa ser transferido, pelo tutor, para uma clínica ou hospital veterinário com estrutura adequada de internação, já que o DEBEA não tem condições de manter um animal  internado e em observação constante. A definição do caso como emergência, ou não, caberá ao veterinário.

O DEBEA vacina os animais?

O DEBEA não faz vacinação, é preciso procurar um veterinário particular. No caso da vacina antirrábica é possível entrar em contato com a VISAM (Zoonoses).

O DEBEA faz eutanásia?

O DEBEA não faz eutanásia a pedido do tutor ou por indicação de outro veterinário. O animal precisa passar primeiro por atendimento e o veterinário vai definir se é caso, ou não, de eutanásia. 

O DEBEA fornece atestado para viagem?

O DEBEA não fornece atestados para viagem, para isso é necessário procurar veterinário particular.