Educação Ambiental

Com objetivo de aumentar o número de lares responsáveis e assim melhorar os resultados das políticas de controle populacional e bem-estar animal, Jundiaí realiza atividades educativas desde 2011.

Em 2011 e 12 foi realizado o projeto de educação humanitária “Educar é o Bicho” nas escolas municipais, retomando as atividades em 2016 com projeto “Veterinário Mirim” e, a partir de 2017 com o Projeto “Bem-Estar Animal” em parceria com a Educação. Nos últimos anos a média de estudantes atendidos pelo programa foi de 1301 alunos/ano.

Resultado de parceria entre a Unidade de Gestão de Educação e o DEBEA, o atual Projeto Bem-Estar Animal, realizado com alunos do Ensino Fundamental, as atividades nas escolas, sempre com foco na guarda responsável, ajudam o conhecimento sobre bem-estar animal chegar a mais famílias e estimular a abordagem dentro da sala de aula pelos professores. Com uma abordagem lúdica na construção do conhecimento, utilizando recursos como vídeo, um cachorro de pelúcia gigante e vestimenta veterinária, e dividido em duas aulas, o projeto aborda as 5 liberdades, a guarda responsável e a saúde animal. No segundo semestre de 2022 o Protejo será retomado com uma novidade: o jogo de tabuleiro CãoMiando para a Conscientização. 

A educação para tutela responsável se faz necessária, pois é a partir da consciência da população, aliada ao trabalho de esterilização de cães e gatos, que o abandono, os maus-tratos e o descaso irão reduzir. Ademais, conscientizar a população sobre o bem-estar de cães e gatos, mostrando que os animais são seres sencientes, abre caminho para criar uma cultura de respeito também em relação a todos animais, bem como a outros seres humanos.

Além das atividades educativas nas escolas, são realizadas capacitações e palestras com o público adulto, entre formadores de opinião, agentes públicos, protetores e população em geral.

As ações de conscientização também ocorrem durante os atendimentos clínicos e as vistorias de maus-tratos – visto que a maioria das inconformidades denunciadas são resolvidas com orientação sobre bem-estar animal.

Cada colaborador do DEBEA tem a responsabilidade de disseminar os princípios de bem-estar animal e as políticas públicas adotadas seja no dia a dia do trabalho, como num atendimento telefônico, ou mesmo fora dele.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) foram capacitados entre os anos de 2013 e 14, e há interesse em realizar novo curso de capacitação para esse público, com o objetivo de torná-los aliados na conscientização, na identificação de casos prioritários para castração e no encaminhamento para o atendimento clínico dos animais de famílias em vulnerabilidade.

Para o público adulto, com maior capacidade crítica, são realizadas palestras com o objetivo de compreender o porquê das políticas públicas adotadas pelo DEBEA, as dificuldades enfrentadas e o papel da sociedade no controle populacional e bem-estar animal. E, durante os mutirões nas escolas serão realizadas palestras educativas junto aos participantes. 

Ainda com objetivo de alinhar o entendimento sobre o trabalho do DEBEA, foram realizadas duas palestras para vereadores de Jundiaí, uma em 2020 e outra em 2021. O resultado foi maior diálogo da casa com o Departamento e a diminuição de demandas inexequíveis.