Adoção

O Departamento de Bem-Estar Animal realiza a adoção dos seus animais abrigados. Para adotar um cão ou gato é necessário passar por entrevista, para que o DEBEA entenda quais as suas expectativas, seu estilo de vida, identifique quais animais encaixam no seu perfil, para que você possa conhecê-los e escolher qual quer adotar.

Após essa primeira etapa, a equipe do DEBEA aprova ou não a adoção. Caso aprovada, é agendada uma vistoria no lugar onde o animal irá viver para confirmar se está apto a recebê-lo.

Se tudo correr bem, o animal é liberado após uma nova avaliação clínica e uma conversa com o veterinário. 

Com alguns cães, antes da liberação definitiva, é realizado um período de adaptação do animal com o novo tutor, com visitas programadas ao DEBEA para passeios e interações com o objetivo de criar vínculo com o animal. Tudo isso com a intenção de minimizar as devoluções. 

Todo animal adotado no DEBEA, seja ele cão ou gato, sai castrado, microchipado, vacinado, medicado contra vermes, pulgas e carrapatos.

Até 30 dias após a adoção, o DEBEA fornece atendimento veterinário gratuito, em caso de doenças em possível período de incubação. Após esse período a pessoa assume as despesas veterinárias do animal, levando-o para atendimento particular, de acordo com o que está documentado no termo de adoção. 

Atendimento a pessoas interessadas em adoção

Para entrar em contato com o DEBEA é só comparecer à Rua Abrahão Farrão, 08 – Parque Centenário, de segunda à sexta, de 9h às 11h ou de 14h às 16h.

Tutela Provisória de Sharpeis

O Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), ligado à Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), está com dezenas de cães da raça Sharpei disponíveis para tutela provisória. Os animais foram recuperados de um canil clandestino em Jundiaí em uma operação autorizada pela Justiça depois de denúncias de maus-tratos.

Os interessados em ter a tutela provisória dos animais devem se inscrever por meio deste link. Caso seu cadastro seja selecionado entraremos em contato para entrevista e vistoria no local. Se habilitados, os tutores assinarão um termo de compromisso de tutela provisória, no qual cada um é responsável pelos cuidados veterinários e alimentação dos cães. Assim que autorizada pela Justiça, essa tutela provisória pode se tornar definitiva se for de interesse dos tutores.