Campanha Focinho Solidário

O que é a campanha Focinho Solidário?

A campanha permanente de arrecadação de ração e congêneres para doação aos animais de pessoas em vulnerabilidade é uma parceria do DEBEA com a Unidade de Gestão de Desenvolvimento e Ação Social (UGADS) e a Rede Cooperação Jundiaí. 

A campanha visa angariar apoio, arrecadar ração e/ou congêneres para cães e gatos e cadastrar pontos de coleta de doações, conforme o “Programa Municipal de Doação de Ração, Medicamentos, Vacinas e Utensílios para animais” (Lei Municipal nº 9440, de 10 de junho de 2020).

Com a pandemia de COVID-19 as dificuldades enfrentadas pelas famílias em vulnerabilidade foram amplificadas, e levou tantas outras famílias – antes consideradas economicamente estáveis – para a mesma situação de vulnerabilidade, situação que perdura até hoje mesmo após o fim da pandemia.

Nos lares onde as pessoas passam por graves dificuldades financeiras, os animais que ali vivem também são afetados, levando muitos à fome e a desenvolverem problemas de saúde, gerando sofrimento em todos. Como consequência, o abandono é muitas vezes a solução encontrada. Isso porque, infelizmente, diante de situações críticas, muitas pessoas ainda consideram os animais “descartáveis” e “substituíveis”.

Nesse sentido, para minimizar o abandono e o sofrimento dos animais e da própria sociedade, e a consequente pressão sobre o sistema de bem-estar animal municipal, as ONGs e os protetores independentes, surgiu a Focinho Solidário para que as famílias em dificuldades financeiras tenham ajuda na alimentação dos seus animais e na sua domiciliação. 

A campanha espera que aqueles que têm recursos e sensibilidade pela causa doem ração de qualidade aos animais em situação de risco, somando esforços aos serviços já ofertados pela Prefeitura – como o atendimento veterinário gratuito aos animais da população em vulnerabilidade e as cirurgias de castração para o controle populacional de cães e gatos – com o objetivo de minimizar os riscos de abandono. 

Como doar para a campanha?

Qualquer pessoa pode doar para a Campanha.

Jundiaí tem pontos de doações em lojas de pet shop, além da Prefeitura de Jundiaí (Avenida da Liberdade, s/n) e da sede do Debea (Rua Abraão Farrão, nº 8, bairro Chácara São Francisco).

Se sua instituição pretende formalizar sua contribuição para a campanha e quer mais informações sobre como participar, entre em contato com a Rede Jundiaí de Cooperação por meio do telefone (11) 4589-8602. 

Edital Campanha Focinho Solidário

Que tipo de ração posso doar?

Serão aceitas somente rações doadas em sua embalagem original, “invioladas”, com pelo menos 30 (trinta) dias da data de vencimento, preferencialmente, de qualidades “super premium”, “premium” ou “standard” e que tenham, no mínimo, 21% (vinte e um por cento) de proteína bruta. O objetivo desta exigência é garantir aos animais valores nutricionais mínimos a fim de que se mantenham em bom estado de higidez e adequado escore corporal.

Quem pode receber ração da campanha?

As rações são para famílias beneficiárias do Bolsa Família que possuem diversos animais. Para isso é necessário entrar em contato com a Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico (UGADS), responsável pelo cadastramento das famílias e distribuição das rações: 4589-6767

A contrapartida para receber a ração é que os animais sejam todos castrados pelo DEBEA.