Animais de pessoas em situação de rua

O DEBEA realiza atendimento veterinário gratuito aos animais da população em situação de rua, em parceria com o Centro POP (órgão da Prefeitura Municipal de Jundiaí) e a OSC Consultório de Rua. Os animais atendidos são vacinados, vermifugados, medicados contra pulgas e carrapatos, microchipados e, quando doentes ou feridos, recebem todo o tratamento veterinário necessário para sua recuperação. A castração também é realizada quando acordada com o tutor. Nos casos em que o animal recebe o tratamento veterinário, a castração é compulsória.

A relação das pessoas em situação de rua com seus animais costuma ser intensa e diferente do que normalmente ocorre com as pessoas que possuem moradia. Numa família com residência fixa, habitualmente, o cão possui função de amizade, afeto, companhia e guarda. Morando nas ruas com seu guardião, o cão assume também funções como aquecimento nas noites frias, alarme quando do aparecimento de pessoas, proteção física às adversidades da rua e, infelizmente, até de comover munícipes a lhes darem ajuda financeira.  Devido às condições em que vivem, geralmente essas pessoas possuem um vínculo de amizade interespécie ainda mais intenso por estarem a maior parte do tempo juntos.

O convívio de animais e pessoas em situação de rua se dá em uma relação de mutualismo (relação entre indivíduos de espécies diferentes, em que ambos são beneficiados pela interação). Os animais, geralmente abandonados por munícipes irresponsáveis, acabam por buscar meios de sobreviver nas ruas e encontram nessas pessoas fonte de alimento, proteção e afeto.

Outro ponto a se observar é que esses animais se adaptam facilmente ao convívio pacífico com diversas pessoas e animais, e desenvolvem rapidamente um senso de localização, comunicação e obediência ainda mais apurado do que cães que vivem em casas com suas famílias.

Apesar do DEBEA sofrer pressão para retirar os animais de seus tutores por sua condição de falta de moradia, isso não resolveria o problema já que a fonte deste está no abandono por parte dos munícipes que possuem animais e não assumem a responsabilidade por eles. Ou seja, se retirarmos os animais, logo eles seriam substituídos por outros e o vínculo de confiança para os cuidados veterinários oferecidos pelo DEBEA aos animais seria interrompido.

Além disso, os animais que hoje estão tutelados por essa população que vive nas ruas de Jundiaí, estão, de maneira geral, muito bem cuidados, tanto no aspecto de saúde física quanto emocional.